Liverpool: Diversão garantida na liga mais concorrida do mundo.
- Frank Moreira
- 1 de nov. de 2016
- 4 min de leitura
A Premier League é a liga nacional de futebol entre clubes mais disputada do mundo, pelo menos nos grandes centros que acompanhamos, e a forma como suporta os clubes que dela fazem parte garante esse rótulo. Nem por isso podemos considerar que na Inglaterra se joga o melhor futebol de todos, pois vemos ao menos Espanha e Alemanha com times mais interessantes e um futebol mais vistoso de se ver. Quando paramos para pensar nas grandes forças da terra da Rainha, vemos City e United sofrendo com a mudança de filosofia de seus novos treinadores em meio a grandes craques do futebol mundial, assim como vemos Arsenal e Chelsea com uma inconstância que ainda nos deixa desconfiado sobre o futuro das equipes. As novas estrelas em ascensão, Tottenhan e Leicester, mostram seus valores mas sempre aparentando faltar algo para se sobressaírem em meio a tantas camisas de peso.
No meio desse cenário de briga acirrada e de futebol de resultado, extremamente competitivo, temos uma exceção. Os Reds, de Liverpool, nos mostram a cada rodada que é possível brigar pelas primeiras posições jogando um futebol de mais recursos, com mais talento e, especialmente, com mais vocação para o gol. O time comandado pelo fora de série Jürgen Klöpp tem a cara do treinador. É um time meio louco, muito agressivo e sempre incomodado com alguma coisa, que busca o gol a cada segundo e entende que ganhar de 6x4 será sempre melhor do que fazer o tradicional 2x0.

Fonte: www.futebolmarketing.com.br
A camisa do Liverpool é pesadíssima e o clube está entre os gigantes do futebol mundial, com muitas conquistas e um passado recente de glórias sem fim. Na Europa é respeitadíssimo e sempre que "You'll never walk alone" começa a soar no magnífico Anfield, esse peso se torna ainda maior. Vitórias espetaculares, viradas improváveis e gols sensacionais sempre acompanharam a história do clube, que parece estar no caminho para encerrar o incômodo jejum de títulos da liga inglesa.
Na temporada passada o Liverpool já conseguiu mostrar força na Premier League, mas devido a um começo extremamente ruim acabou ficando fora das primeiras posições e ainda assim conseguiu uma campanha especial na UEFA Europa League, quando chegou na final contra o Sevilla após ter eliminado de forma antológica o fortíssimo Borussia Dortmund, ex-clube do seu atual treinador. Depois de estar perdendo por 3x1 na Inglaterra os Reds conseguiram a incrível virada, escrevendo mais um capítulo na sua longa história de "milagres".
Nessa temporada o time está ainda mais forte e mais maduro. Algumas peças viraram banco, sendo substituídas por jogadores mais confiáveis e outras que já eram destaque, estão tendo um começo de caminhada sensacional. No gol o bom goleiro alemão Karius entrou no lugar de Mignolet, belga que jamais conseguiu conquistar o coração da torcida. Na zaga a chegada do camaronês Matip trouxa mais firmeza defensiva ao formar dupla com Lovren e no meio de campo o quadrado formado por Klöpp tem os selecionáveis Henderson, Milner, Mané e Coutinho, esse último vivendo fase dominante na carreira, tanto no Liverpool, quanto na seleção brasileira. O jovem armador encontrou uma forma de jogar que lhe garante ser o protagonista de quase todos os jogos, ajudando de forma simples na marcação e sendo a referência na criação das jogadas do time, além de sempre que possível abrir espaço para suas finalizações primorosas de fora da área. Na frente o talentoso Sturridge ainda não é o mesmo de alguns anos atrás, mas já começa a se firmar ao lado da estrela do momento: Roberto Firmino. O brasileiro assumiu de vez a titularidade no time e passou a ser a referência ofensiva que Klöpp ainda buscava, esbanjando habilidade e confiança para partir em direção ao gol adversário.
Se o time titular já é bom e uma das maiores forças da Europa, nomes como Lallana, Origi, Benteke, Ings e Wijnaldum se transformam em valiosa opções para o alemão dar mais força ao time durante as partidas, além de permitir que o elenco seja devidamente poupado para que sempre tenha os principais nomes nos jogos mais decisivos.
Veja os números do Liverpool na Premier League 2016/2017:
Jogos: 10
Vitórias: 7
Empates: 2
Derrotas: 1
Gols marcados: 24
Aproveitamento: 76,7%
Classificação: 3º lugar, empatado com os dois primeiros
Clássicos:
4x3 contra o Arsenal
1x1 contra o Tottenhan
4x1 contra o Leicester
2x1 contra o Chelsea
0x0 contra o United
É uma pena não ter o Liverpool na UEFA Champions League dessa temporada, pois seria um desafio à altura do futebol que a equipe inglesa vem mostrando. Não os colocaria como os maiores favoritos, mas jamais deixaria de acreditar que a mistura elenco, motivação, camisa e Klöpp poderiam resultar em uma "zebra" com os Reds chegando entre os maiores da Europa da atualidade. O caminho é de vitórias e não sabemos ainda se no final da temporada teremos volta olímpica após 26 anos, mas é uma certeza de que termos um dos mais tradicionais times do mundo disputando todos os títulos que forem possíveis de se alcançar.
Comments