e-Brasileirão: Parceria entre CBF e Konami leva seu time do coração aos gramados virtuais
- Frank Moreira
- 16 de out. de 2016
- 3 min de leitura
Uma parceria entre a Confederação Brasileira de Futebol e a desenvolvedora japonesa de games KONAMI vai trazer uma grande novidade para os players de futebol virtual de todo o Brasil. Será realizado nos meses de outubro e dezembro a primeira edição do Brasileirão de Pro Evolution Soccer que terá como plataforma o console Playstation 4 e a versão 2017 de um dos games de futebol mais conhecidos do mundo. A parceria já proporcionou pela primeira 20 o licenciamento dos 20 clubes da série A do Brasileirão, trazendo uma experiência muito mais realista aos fãs desse jogo e agora os jogadores de futebol virtual poderão representar seu time do coração em uma disputa oficial.
A competição será composta de três etapas e as finais serão disputadas em 1º de dezembro com o grande campeão recebendo o troféu na festa de encerramento do Brasileirão no dia 5 de dezembro. A primeira etapa será somente online, acontecerá em outubro e contará com a participação de 30 a 1000 inscritos por time da série A. Após isso, os jogadores que um mesmo time se enfrentarão em 29 e 30 de outubro até restarem somente 8 representantes de cada clube. Os remanescentes irão duelar por uma vaga entre os 20 clubes realizando jogos presenciais no estádio de seu time em dias de partidas do Brasileirão. A fase final será disputada na sede da CBF, no Rio de janeiro, em 1º de dezembro.
A inscrição para a participação no torneio é totalmente gratuita e pode ser feita clicando AQUI. É necessário que o participante tenha no mínimo 15 anos, um console Playstation 4 e conexão com a internet para disputar as partidas online e acompanhar os resultados na TABELA ONLINE da CBF. A organização do evento não citou nenhum tipo de premiação até o momento. As despesas com as viagens necessárias serão todas patrocinadas pela entidade máxima de nosso futebol.
O regulamento geral da competição pode ser acessado AQUI e possui grande abrangência sobre as situações comuns de disputas online no futebol virtual. Para a galera que já está acostumada a jogar os campeonatos de PES pelo Brasil, deixo abaixo algumas informações importantes sobre o formato de disputa da competição:
Mata-mata em jogo único;
Tempo de partida: 10 minutos;
Câmera padrão;
Deve ser usado o time de cadastro em todos os jogos;
Prorrogação desligada;
Três substituições.
Eliminatórias de 29/10 (início geral às 13:00):
01) Chapecoense
02) Coritiba
03) Cruzeiro
04) Figueirense
05) Flamengo
06) Internacional
07) São Paulo
08) Santa Cruz
09) Sport
10) Vitória
Eliminatórias de 30/10 (início geral às 13:00):
11) Atlético MG
12) Atlético PR
13) América MG
14) Botafogo
15) Corinthians
16) Fluminense
17) Grêmio
18) Palmeiras
19) Ponte Preta
20) Santos
Todos as partidas da fase eliminatória até que restem somente os 8 finalistas de cada time serão jogados no mesmo dia, portanto prepare-se para uma maratona de jogos nos dias marcados. Existe tolerância de 15 minutos para a chegada de um jogador na sala de disputa e é recomendado que todos os participantes estejam preparados pelo menos uma hora antes do início da competição para um check in.
Esse torneio pode ser um marco na história das competições de futebol virtual no Brasil. A CBFDV já organiza eventos de porte nacional de forma anual desde 2006 quando organizou o 1º Campeonato Brasileiro da modalidade em Brasília. Na oportunidade a premiação foi um carro 0km para o vencedor Eduardo Abiga, cyber atleta do Rio de Janeiro. Vale lembrar que por duas vezes os atletas brasileiros foram vice campeões mundias de PES e a disputa de torneios desse jogo no país é uma tradição levada muito a sério por essa tribo de fãs de futebol virtual. O atual campeão brasileiro de PES é o cearense Yuri Fugita Ferreira que conquistou o título na versão 2016 do jogo em setembro desse ano. Confira AQUI o post sobre essa conquista.
Que venham os jogos, que a CBF tenha o mínimo de capacidade de proteger os participantes contra a malandragem que os jogos online normalmente permitem e que vençam os melhores.
Comments