top of page

Raposa decide seu futuro em quatro jogos

  • Foto do escritor: Frank Moreira
    Frank Moreira
  • 30 de set. de 2016
  • 4 min de leitura

Não há mais margem para tropeços e nem desvios do caminho. O Cruzeiro, sua torcida e a mídia vêm repetindo sistematicamente que a Raposa tem tudo para sair dessa situação e que basta uma pequena sequência de bons resultados para se afastar do problema. A pequena sequência até já veio, mas foi seguida de outra pequena sequência de péssimos resultados e o fantasma do rebaixamento voltou a assustar um dos maiores clubes do futebol brasileiro.


Dias atrás o time celeste tinha uma sequência que era feita para escapar com alguma folga das últimas posições, especialmente sabendo que após isso teria uma série de jogos mais pesados pela frente. O Cruzeiro deixou para trás dois pontos contra o Coritiba, três contra o Botafogo e dois contra o rival, Atlético MG. Esses sete pontos, nesse momento, fariam com que o tetracampeão brasileiro estivesse na 12ª posição, pensando mais em G4 do que em qualquer outra coisa. Mano Menezes não concorda com isso e afirma que somente os três pontos perdidos para a equipe carioca estavam fora do planejamento celeste. Discurso pronto e perigoso, pois mostra que a comissão técnica azul não esperava estar longe da zona de rebaixamento nessa altura da competição.


Fonte: www.globoesporte.com


Após perder para o Flamengo de forma mágica na última rodada, pois esteve na dianteira do placar e jogava bem melhor que a equipe carioca, o time mineiro terá mais quatro jogos decisivos na sequência, sendo três deles em casa, contra Grêmio, Ponte Preta e Chapecoense. O jogo fora será contra o atual líder Palmeiras, mas fora do Allianz Park. Se não fizer ao menos 9 desses 12 pontos o Cruzeiro praticamente poderá dar adeus à primeira divisão do futebol brasileiro.


Três confrontos em casa nas próximas quatro partidas deveriam animar a torcida celeste, mas o que temos visto é que as melhores atuações do time vêm acontecendo fora de BH. Em casa, o Cruzeiro fica com a bola, ataca de forma infértil, perde gols incríveis e acaba sempre deixando pontos para trás de forma inacreditável. Fora de casa o conforto é maior. Não há o calor da torcida (que comparece de forma sensacional, mesmo nessa situação) mas há a possibilidade de esperar e apostar nas estocadas em contra ataque e na falta de necessidade de se propor o jogo. A campanha fora de casa é melhor do que a como mandante e isso é o retrato exato da falta de capacidade desse time em se impor quando dentro de seus domínios. Não consigo projetar o Cruzeiro permanecendo na série A sem melhorar seu desempenho no Mineirão, pois a reta final do campeonato sempre mostra as equipes lá de baixo se superando em jogos decisivos dentro de casa.


O primeiro adversário, o Grêmio, trocou de treinador e já mudou o espírito de sua equipe. Classificar na Copa do Brasil e voltar a vencer no Brasileirão já fazem com que a péssima sequência seja deixada para trás e o time gaúcho volte a pensar nas primeiras colocações da tabela. Mais uma vez o Cruzeiro não poderá ficar esperando o adversário e precisará ir para cima, mesmo sabendo que isso não tem dado resultado nesse ano. A Raposa precisa mostrar que tem como passar por cima de suas deficiências e conseguir um bom resultado contra uma grande equipe no Mineirão. Lembrando de todo o campeonato, a única vitória azul em cima de um time de ponta do futebol brasileiro no Gigante da Pampulha foi o 2x1 contra o Palmeiras, no primeiro turno. Coincidência ou não, um dos únicos jogos em que pôde esperar o adversário tomar as rédeas da partida e jogar no contra ataque.


O confronto será amanhã, assim como a maioria dos jogos dessa rodada, pois domingo teremos eleições municipais por todo o Brasil. Abaixo a relação das partidas desse fim de semana:


SAB - 01/10/2016 - EDSON PASSOS (11:00) Fluminense x Sport

SAB - 01/10/2016 - MORUMBI (16:00) São Paulo x Flamengo

SAB - 01/10/2016 - VILA BELMIRO (16:00) Santos x Atlético

SAB - 01/10/2016 - ARENA CONDÁ (16:00) Chapecoense x Vitória

SAB - 01/10/2016 - LUSO-BRASILEIRO (16:30) Botafogo x Corinthians

SAB - 01/10/2016 - MOISÉS LUCARELLI (16:30) Ponte Preta x Atlético-MG

SAB - 01/10/2016 - MINEIRÃO (18:30) Cruzeiro x Grêmio

SAB - 01/10/2016 - BEIRA-RIO (21:00) Internacional x Figueirense

SEG - 03/10/2016 - ARRUDA (20:00) Santa Cruz x Palmeiras

SEG - 03/10/2016 - COUTO PEREIRA (21:00) Coritiba x América-MG


Após pegar o Grêmio, o Cruzeiro recebe a Ponte Preta, um dos times mais regulares da competição, mas que permitiu a maior vitória celeste no campeonato. Não espero a mesma facilidade dos 4x0 conseguidos em Campinas, mas é preciso acreditar que a camisa azul estrelada irá pesar nessa fase da competição, quando algo mais do que o talento e a qualidade técnica precisa entrar em campo.


Quatro rodadas, doze pontos em disputa. O futuro do time azul depende dessa sequência e se a parceria com a torcida não for responsável por trazer os bons resultados esperados, somente um milagre resolverá. Particularmente, eu não acredito em milagres e, como já disse anteriormente, quem flerta com o rebaixamento um ano após o outro, um dia consegue cair. Mano disse em coletiva que o Cruzeiro não depende de ninguém para não cair, mas como o time não vem fazendo sua parte penso que a torcida celeste deveria aproveitar o embalo e começar a torcer para o tropeço dos adversários diretos nessa briga pela permanência na série A do futebol brasileiro.

Comments


bottom of page