Conheça os Campeões Brasileiros de Futebol Digital 2016
- Frank Moreira
- 26 de set. de 2016
- 3 min de leitura
Neste fim de semana aconteceu em Brasília/DF o Campeonato Brasileiro de Futebol Digital, disputado nos jogos Pro Evolution Soccer 2016 e FIFA Soccer 16. Ao todos 144 jogadores participam do evento, sendo 96 disputando no PES e 48 no FIFA.
As competições de futebol virtual são disputadas já há mais de 10 anos pela CBFDV (Confederação Brasileira de Futebol Digital e Virtual) e já distribuiu milhares de reais em prêmios, assim como automóveis, consoles e viagens internacionais para disputa dos eventos mundiais.
Os atletas virtuais são afiliados ou participantes das federações locais de seus estados ou das unidades individuais que detêm as vagas cedidas pela CBFDV. Muitos estados possuem organização invejável e estão sempre com um número alto de atletas disputando as competições nacionais, enquanto outros acabaram por abandonar a ideia e, sem o devido apoio dos seus jogadores e organizadores, ficaram em segundo plano.

Aqui em Minas Gerais, por exemplo, a Federação Mineira de Futebol Virtual organizou durante anos os eventos associados à CBFDV e sempre proporcionou aos atletas a possibilidade de entrarem nas disputas de primeira linha no país. Após alguns anos de inatividade a FMFV agora é representada pelas iniciativas de grupos que ainda acreditam na ideia desse e-sport. A loja PES MINAS, de Santa Luzia ainda investe nos atletas mineiros e é a responsável direta por permitir que os atletas do PES estejam no DF disputando o torneio.
Alguns nomes já são considerados lendas dentro da história do futebol virtual brasileiro e disputam as competições da CBFDV desde sempre, com participações destacadas. Atletas como Mayson Rubens (CE), Paulo Fortunato / “Zé da Gaita” (DF), Martovane Pereira (RS/DF), Paulo Maximiano / “Limão” (DF), Ralph Monteiro (ES), Valber Lacerda (GO), Felipe Forato / “Mestre” (SP) e Fernando Buzzatto / “Buzz” (SP) são jogadores de ponta há anos e sempre participam das competições mais importantes do país. Atualmente, dois dos maiores nomes do PES nacional são de São Paulo e vêm dominando as conquistas – Felipe “Mestre” e Gui “Fera” eram, ao lado do goiano Valber Lacerda os maiores favoritos para o título nacional.
Os quatro melhores jogadores da competição chegaram nas semifinais credenciados ao título nacional e para surpresa de todos somente Valber Lacerda, de Goiás, manteria seu favoritismo para chegar às finais. Quis o destino que ele perdesse para Yuri Fugita Ferreira, do Ceará, com dois placares incríveis favorecendo a “zebra” – 5x0 no primeiro jogo e 5x4 no segundo, somando 10x4 no placar agregado. Na outra semifinal se enfrentaram o paulista Gabriel Forato (Irmão de Felipe Mestre) e o representante do DF, Kemylson Menezes. No agregado, o placar de 9x3 para Kemylson o garantiu na final contra Yuri.
A finalíssima manteve a alta média de gols das semifinais e após vencer por 4x1 no primeiro jogo, Yuri venceu Kemylson por 2x1 e fechou a série, sagrando-se o grande Campeão Brasileiro de pro Evolution Soccer em 2016. Na disputa do terceiro lugar, Valber Lacerda venceu Gabriel Forato por uma somatória de 5x3 e ficou com o terceiro lugar, completando o pódio.
No torneio de Fifa17 tínhamos dois nomes muito fortes para a disputa, o capixaba Allan Castelo e o mineiro Guilherme Gonzaga. Além deles, também participou do torneio o ex-jogador profissional de futebol e ganhador do prêmio Puskas de 2015, Wendell Lira, agora totalmente dedicado ao futebol dos gramados virtuais.
Os semifinalistas foram Wendell Monteiro, do DF, que enfrentou e perdeu para o goiano Artur de Moura Lima em um placar agregado de 5x4, após reverter um 4x1 no primeiro jogo. No outro lado da chave o também goiano Wesley Cardoso enfrentou o carioca Guilherme Morgado e se classificou para a finalíssima após vencer por 3x1 e 4x3.
A grande final colocava frente a frente dois goianos e após duas partidas extremamente disputadas, Artur de Moura Lima venceu por 3x1 no placar agregado e levantou o caneco, se tornando o grande Campeão Brasileiro de FIFA Soccer.
O fim de semana coroou YURI FUGITA e ARTUR LIMA como os melhores jogadores de futebol virtual do Brasil, que levaram para casa mais de R$10.000,00 em prêmios pelas suas conquistas. A grande pergunta é se conseguirão manter os desempenhos vencedores nas versões 2017 dos dois jogos. PES2017 e Fifa17 já foram testados pela equipe do SteveLá e deixaram uma excelente impressão para a temporada que se inicia agora.
Nos links abaixo vocês podem conferir como foram todos os confrontos das duas modalidades do evento e conferir a lista completa dos participantes.
No canal da CBFDV no YOUTUBE estão todos os vídeos oficiais da edição 2015 da competição. Certamente nos próximos dias o canal deve se atualizar com as mídias produzidas no evento deste fim de semana.
Comments