top of page

Sem clássicos regionais, sorteadas as quartas de final da Copa do Brasil

  • Foto do escritor: Frank Moreira
    Frank Moreira
  • 23 de set. de 2016
  • 4 min de leitura

Terminadas as oitavas de final da Copa do Brasil podemos dizer que houve apenas uma surpresa nos resultados – a classificação do Juventude contra o São Paulo. O time gaúcho venceu no Morumbi por 2x1 e perdeu em casa por 1x0, conquistando a vaga pelo gol a mais marcado fora de casa.


Nos demais confrontos nada de especial aconteceu. O Palmeiras bateu o Botafogo PB mesmo perdendo o segundo jogo por 1x0, pois havia vencido em casa por 3x0. O Corinthians eliminou o Fluminense em jogo marcado pelos erros de arbitragem (surpreso?) e muita reclamação do tricolor (Fluminense tem o direito de reclamar de algo?) após ganhar por 1x0 e construir 2x1 no placar agregado. No Mineirão o Cruzeiro confirmou a classificação mais provável após ter goleado o Botafogo RJ por 5x2 como visitante e o 1x0 da noite de quarta colocou o clube celeste na próxima fase. Seu rival, o Atlético MG, reverteu um placar que apontava 2x0 fora de casa contra a Ponte Preta e com um gol de Robinho no final também avançou. Em outro jogo dramático, decidido somente nos pênaltis (ou no erro deles, para ser mais claro), o Grêmio eliminou o Furacão após perder por 1x0 no tempo normal – vale o destaque para Weverton que pegou três penais e teve a chance de decidir a série, mas Marcelo Grohe defendeu a cobrança do goleiro medalha de ouro e na sequência o Grêmio se classificou. Santos e Vasco fizeram dois confrontos de muitos gols, com 3x1 para o Peixe em Santos e 2x2 em São Januário – o time carioca fez boa partida e chegou a estar vencendo por 2x1, mas o empate do Santos no final deu a vaga para o time da série A do Brasileirão. Por último, mas não menos importante, mais uma derrota do Inter, que vive uma de suas piores crises na história e corre sério risco de rebaixamento. Acontece que o 1x0 para o Fortaleza não foi suficiente para reverter um 3x0 colorado no jogo de ida e os gaúchos estarão nas quartas de final.


Um detalhe bastante curiosos sobre os 8 classificados: TODOS já foram campeões da competição:


Cruzeiro (4 títulos)

1993/1996/2000/2003


Grêmio (4 títulos)

1989/1994/1997/2001


Palmeiras (3 títulos)

1998/2012/2015


Corinthians (3 títulos)

1995/2002/2009


Internacional( 1 título)

1992


Juventude (1 título)

1999


Santos (1 título)

2010


Atlético MG (1 título)

2014


O sorteio dos jogos das quartas de final aconteceu minutos atrás e os confrontos foram definidos:




Em um POST DE 03 DE AGOSTO, quando falei sobre os jogos das oitavas, registrei os 8 favoritos e o aproveitamento foi sensacional. Somente o São Paulo não manteve o “favoritismo” diante do Juventude e impediu os 100% de aproveitamento. Nas quartas de final os confrontos são gigantes e a chance de acerto cai consideravelmente. Mesmo ainda assim segue o que imagino que pode acontecer nessa próxima fase:


PALMEIRAS x GRÊMIO (Favorito: Palmeiras) Líder do Brasileiro já há algum tempo e com um futebol consistente e de boa produção ofensiva, o time de Cuca tem que ser considerado favorito contra um Grêmio que vem em queda livre e acaba de trocar de treinador. Por mais que os novos ares trazidos por Renato Gaúcho possam significar colocar o Grêmio novamente no caminho das vitórias, a diferença entre os dois times é bastante considerável e como se equivalem em tradição na competição, o Porco deve prevalecer.


CORINTHIANS x CRUZEIRO (Favorito: Corinthians) A Raposa é tetracampeã da Copa do Brasil e costuma ser muito competitiva nessa competição, porém a instabilidade do time e a necessidade de focar as energias contra o descenso no Brasileirão podem pesar contra o time mineiro. O Timão também trocou de treinador e vem sendo treinado pelo auxiliar técnico, mas já conseguiu uma vitória importante contra o Fluminense pelas oitavas e com o apoio da torcida (que vê a única chance de título da temporada na Copa do Brasil) tem maiores possibilidades de avançar à semifinal.


JUVENTUDE x ATLÉTICO MG (Favorito: Atlético MG) Único confronto desequilibrado das quartas de final. O time gaúcho passou no susto pelo São Paulo após tomar uma pressão incrível no jogo da volta, em Caxias do Sul, e dificilmente fará frente ao melhor elenco do Brasil. O time de Marcelo Oliveira está longe de ser uma máquina de jogar futebol mas, especialmente em mata-matas, tem qualidade individual suficiente para decidir os jogos e avançar com tranquilidade. Se pintar goleada, não será nenhuma surpresa.


INTERNACIONAL x SANTOS (Favorito: Santos) O colorado vive uma de suas maiores crises da história. Depois de passar 14 jogos sem vencer no Brasileirão, amarga a zona de rebaixamento há algumas rodadas e vê de perto o fantasma do rebaixamento. O futebol do time gaúcho desapareceu e seus maiores valores perderam o brilho. Em seu favor, somente a tradição da camisa e uma torcida que deve acreditar que a Copa do Brasil pode ser a chance de salvar um ano para se esquecer. O Santos, mesmo com toda a falta de regularidade mostrada nos últimos meses, tem um time redondinho e com um ataque que vem fazendo muitos gols. O confronto está aberto, mas a fase do Inter não pode ser deixada de lado e o alvinegro praiano tem maiores chances de chegar a mais uma semifinal de Copa do Brasil.


Com exceção do Atlético MG e sua torcida, que devem estar comemorando o confronto contra o Juventude, os outros 7 times certamente estão com a cabeça quente, pois sabem que terão jogos extremamente difíceis pela frente e sem nenhum grande favoritismo. São 18 títulos de Copa do Brasil em campo a partir da próxima semana e a garantia de muita emoção para Paulistas, Gaúchos e Mineiros.


Fonte: www.exatasnews.com.br

Comentários


bottom of page