Seja bem vinda, Champions League!!
- Frank Moreira
- 13 de set. de 2016
- 4 min de leitura
Começa hoje a fase de grupos do maior e melhor campeonato de clubes do mundo. A UEFA Champions League reunirá, como de costume, 32 equipes de toda a Europa divididas em 8 grupos com 4 equipes em cada um deles. Os dois melhores de cada grupo se classificarão para as oitavas de final e os terceiros lugares de cada grupo serão automaticamente classificados para a primeira fase de eliminatórias da UEFA Europa League.
Abaixo seguem os 8 grupos que disputarão a edição 17/17 da competição e alguns comentários sobre os pseudo favoritismos que podemos identificar antes da bola rolar:

Difícil imaginar outros dois times classificados que não sejam PSG e Arsenal, nessa ordem, inclusive. A diferença entre os dois e os demais é abissal e a zebra é menos que improvável. Entre os favoritos, apesar da perda de Ibrahimovic, o PSG parece um time mais forte e muito mais competitivo do que o Arsenal, que ano após ano acaba repetindo a mesma história em seu desempenho na UCL. Joga só razoavelmente na fase de grupos, fica em segundo e aí pega Bayern ou Barça, dando adeus à competição.

O grupo B é um grupo mais aberto a outras possibilidades e os favoritos Napoli e Benfica precisam abrir o olho, pois estão longe de serem soberanos como gostariam de ser. Dínamo e Besiktas são muito fortes em casa e certamente irão engrossar nos confrontos diretos e não me assustaria se visse o time italiano fora dos classificados à próxima fase. Após a saída de Higuain a força de ataque ficou comprometida e isso é motivo suficiente para aumentar em muito o grau de dificuldade nos confrontos contra os ucranianos e turcos.

Um grupo de favoritos claros, chance mínima de zebras, mas sem a garantia de um primeiro lugar absoluto. Apesar de o Barcelona ser um time mais encorpado do que o City, Pep mostrou nesse fim de semana contra o United que continua o mesmo estrategista que sabe explorar as fraquezas do adversário. Neymar, Messi e Suárez continuam sendo o trio mais perigoso do futebol europeu mas, especialmente por estar em um início de temporada, tudo pode acontecer na estreia que será no Camp Nou, mesmo estádio da derrota do domingo para o Alavés.

Deem uma vaga ao Bayern e deixem Atlético de Madrid e Psv se matarem pela outra. O favoritismo alemão extrapola qualquer análise e o time de Ancelotti dificilmente não estará entre os 4 finalistas desta edição da UCL. Pela segunda posição no grupo o Atlético de Madrid é um bocado favorito contra os holandeses do PSV, mas a equipe espanhola tem um talento especial em crescer nos jogos grandes e se complicar em jogos menores e é nisso que o time de Phillip Cocu tem que acreditar. Ao Rostov, restará uma sacola de gols sofridos.

Nenhum grande favorito no grupo que não sabemos se é da vida ou da morte. Não há gigantes do futebol mundial e não há nenhum nanico, com isso todos podem ser primeiro ou lanternas no grupo. CSKA Moscou corre por fora e, em teoria, tem o pior time, enquanto Tottenham e Leverkusen tendem a disputar a liderança. O time inglês foi terceiro lugar na Premier league e manteve quase que 100% do time para essa temporada - a força do conjunto deve pesar muito a favor dos ingleses.

Esse é um grupo interessante, que nos faz pensar em Real Madrid e Borussia disputando arduamente a primeira colocação, enquanto o Sporting correrá por fora esperando um tropeço ou uma noite infeliz de um dos favoritos do grupo. A quarta equipe do grupo, o polonês Legia Varsóvia , deve servir de sparring para os demais e nada mais. Como curiosidade desse grupo, poderemos ver o confronto entre Cristiano Ronaldo e o time que deu projeção ao futebol, antes de ser contratado pelo United. O Sporting adoraria ainda ter o gajo em seu time elenco.

O último grupo é o mais curioso, pois deu ao Leicester, xodó dos torcedores de todo o mundo após a conquista mágica da Premier League, um grupo extremamente viável, com o favorito Porto provavelmente se classificando ao seu lado e com os inexpressivos Brugge e Copenhagen completando a disputa. Em tempo, inexpressivos mas bem mais experientes que o pequeno inglês que tentará fazer história mais uma vez. Vardy, Mahrez e companhia terão a chance de mostrar ao mundo que o título inglês não foi um acidente.

Juventus, Sevilla e Lyon devem ficar com as duas vagas, sendo que a equipe italiana parece um passo à frente dos demais. O Sevilla, time espanhol que detém uma hegemonia incrível na Europa League, normalmente não aparece bem na UCL e esse ano, com o reforço de PH Ganso, pode surpreender na elite europeia. O Lyon corre por fora atrás da segunda vaga e, apesar de não ser uma equipe com muitos talentos individuais, possui longa história de boas participações nessa competição. O Dínamo terá exatamente o que espera ter - nada.
Veja abaixo a relação completa dos jogos da primeira rodada:

Os amantes do bom futebol agradecem o retorno dessa competição, que de ruim só tem o fato de mostrar como nosso futebol está sucateado e obsoleto. Que seja mais uma oportunidade de aprendermos algo e copiarmos as coisas boas, não só dentro de campo, mas também fora dele. Que nossos treinadores possam assistir ao máximo os grandes jogos para entenderem que não só de cruzamento se faz um jogo de futebol. Que nossos árbitros se espelhem no estilo europeu em que se disciplina com a aplicação da regra e com a postura dentro de campo e que é possível deixar um jogo correr sem se perder o controle da partida. Que nossos jogadores entendam que nada, absolutamente nada é mais importante do que fazer a bola entrar na casinha adversária e que desistir de um lance para cavar uma falta ou perder segundos preciosos de um jogo tão curto simulando contusões e lesões podem significar a falta do tempo necessário para se buscar o placar no final de um jogo.
No Brasil, Barça e Real são as unanimidades entre os torcedores, não só pelos resultados das últimas décadas, mas pelos super craques que seus elencos possuem. Minha torcida será por uma "zebra", como sempre. Atlético de Madrid, Juventus, Borussia e até o pequenino Leicester podem ganhar do jeito que der que ficarei muito satisfeito.
A final será dia 03/06/2017 em Cardiff, no País de Gales, Grã Bretanha. Acompanhe o andamento da competição e todas as suas curiosidades seguindo o www.stevela.com.br.

Fonte: champions1787.rssing.com
Comentários