top of page

Copa do Brasil - Muita tradição nas oitavas de final

  • Foto do escritor: Frank Moreira
    Frank Moreira
  • 3 de ago. de 2016
  • 4 min de leitura

A CBF divulgou nessa semana o resultado do sorteio que definiu os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil, segundo mais importante dos torneios caseiros do futebol brasileiro. No formato atual da competição, os clubes se dividiam em potes diferentes, garantindo que clubes que estavam disputando a Copa Libertadores, por exemplo, não se enfrentassem nessa fase. Veja abaixo os confrontos para que possamos entender quem se deu melhor e quem pode ficar muito preocupado:


Fonte: trivela.uol.com.br


SÃO PAULO x JUVENTUDE (Favorito: São Paulo) O tricolor do Morumbi, mesmo em crise técnica e de luto com a saída de Edgardo Bauza, não pode reclamar do seu confronto. O Juventude há muito não figura na série A do Brasileirão e parece ser um daqueles times que ainda vão ficar muito tempo navegando nas divisões menores até voltar a incomodar os grandes do futebol brasileiro.

FLUMINENSE x CORINTHIANS (Favorito: Corinthians) O Corinthians não é, nem de longe, o time do ano passado que se sagrou campeão brasileiro, mas ainda é um time confiável, especialmente na defesa. Poucas derrotas e poucos gols sofridos podem fazer o time paulista avançar com alguma facilidade. O Fluminense perdeu sua referência no ataque e ainda briga para fazer com que um novo esquema tático seja bem fixado para seus atletas. Levir Culpi é um estrategista e grande motivador e pode conseguir compensar a defasagem técnica com uma boa força coletiva.

SANTOS x VASCO (Favorito: Santos) Não falarei nada de desfalques ou de qualquer outra influência externa neste confronto. O Santos tem um time melhor, mais bem entrosado e com muito poder de decisão, especialmente com a volta de Ricardo Oliveira ao comando do ataque. O Vasco, apesar de fazer boa campanha desde o final do ano passado, não pode ser considerado um time forte o suficiente para passar pelo Peixe. Não espero um confronto fácil, pois o Vasco é valente, mas espero o Santos se classificando sem nenhuma derrota nos dois jogos.

PALMEIRAS x BOTAFOGO/PB (Favorito: Palmeiras) No papel é o confronto mais desequilibrado das oitavas de final e o Palmeiras não deve sofrer para passar pelo time paraibano. Não podemos esquecer que o time paulista já foi eliminado pelo Asa de Arapiraca no passado e em várias outras oportunidades já se mostrou sem força para se impor. Ainda assim, a lógica diz que podemos ter aqui o atropelamento mais impiedoso desse mata-mata.

ATLÉTICO/PR x GRÊMIO (Favorito: Grêmio) Certamente um dos mais imprevisíveis confrontos das oitavas, pois os dois times estão em um momento bastante regular na competição. O Furacão tem mostrado força dentro de casa e o Grêmio possui bons valores, especialmente na defesa. O Grêmio é favorito pelo peso da camisa (já levantou a taça 4 vezes) e pela força de seu elenco, mas não seria um absurdo se o time paranaense chegasse às quartas.

INTERNACIONAL x FORTALEZA (Favorito: Internacional) Era para darmos todo o favoritismo ao Inter, porém a equipe gaúcha não me engana mais. Acho que vai ganhar, mas seria absolutamente normal caso o Fortaleza se classificasse no lugar Colorado. O confronto se equilibra somente por essa característica do Inter, que não consegue se impor e nem passar a confiança que sua camisa tradicional deveria proporcionar.

BOTAFOGO x CRUZEIRO (Favorito: Cruzeiro) O favoritismo do Cruzeiro se dá somente pelo fato de não ter como piorar mais a situação do time mineiro. A Raposa, de treinador novo, chegou ao fundo do poço e a tendência é que se acerte a cada partida. Mano Menezes tem identificação com o clube e, por mais que não vejamos o Cruzeiro disputando nenhum título até o final do ano, certamente veremos um grupo aguerrido, disputando cada bola como se fosse a última. O Botafogo está em um momento estável, mas a limitação do elenco certamente irá pesar nos jogos mais decisivos. É impossível o time carioca se classificar? Claro que não, mas aposto minhas fichas no time estrelado, especialmente por decidir em casa na segunda partida.

ATLÉTICO/MG x PONTE PRETA (Favorito: Atlético/MG) Não preciso explicar o motivo desse favoritismo. O time mineiro tem o melhor elenco do Brasil e está em ascensão, enquanto os campineiros fazem um campeonato mediano e também se limitam às poucas possibilidades oferecidas pelo seu elenco. Cheiro de goleada no ar!

Os confrontos de quartas de final serão decididos por um novo sorteio, logo, não há como prever o que vem por aí, mas caso todos os favoritos venham a se classificar, teremos as quartas de final de maior peso da história da competição. Na minha visão, o grande favorito ao título é o Atlético/MG, mas seria muita inocência acreditar que o Galo mineiro irá atropelar a todos como fez em 2014.

Dia 24/08 teremos os primeiros jogos de ida, com os últimos jogos de volta acontecendo em 22/09. Muita água ainda vai rolar debaixo da ponte e o próprio desempenho dos times no Brasileirão pode mudar muito os apontamentos acima. A única certeza é de que teremos muita tradição em campo, pois dos 16 times, 10 já levantaram a taça.

Que venham os mata-matas!!!

Comments


bottom of page