Os Gamers invadem a televisão
- Frank Moreira
- 18 de jul. de 2016
- 3 min de leitura
Que vídeo game deixou de ser assunto de criança ninguém discute mais. Eventos gigantescos, premiações espetaculares e organização de dar inveja a qualquer esporte são as novas tendências desse tipo de acontecimento que mobiliza multidões, seja na plateia ou acompanhando pelo sofá. Até pouco tempo atrás as alternativas para acompanhamento dos eventos de vídeo games eram os conhecidos streams, acessos de internet que permitem que qualquer um transmita qualquer tipo de áudio e vídeo para todo a rede, em tempo real. Isso, por si só, já foi considerado um avanço para os Gamers, que viram seu trabalho (sim, trabalho, e muito bem remunerado) ganhar projeção mundial, transformando os antigos nerds em celebridades nas competições que ganharam status de verdadeiros campeonatos mundiais.
Semanas atrás vimos o canal fechado SPORTV transmitir a final do Campeonato Brasileiro de LOL (League of Legends) para todo o mundo, atingindo audiência expressiva e aumentando a abrangência de sua cobertura esportiva. A equipe INTZ bateu os adversários da CNB e se sagrou campeã do evento. O mesmo canal, uma semana depois, trouxe para a tv a final do ESL One Colônia de CS GO (Counter Striker), um dos jogos de PC mais famosos de todos os tempos – no evento, o maior do mundo na categoria, a equipe brasileira se sagrou campeã e faturou a pequena bagatela de $500.000 (mais de R$1.600.000). A equipe formada por Gabriel “FalleN” Toledo, Marcelo “coldzera” David, Fernando “Fer” Alvarenga, Lincoln “fnx” Lau e Epitacio “TACO“ de Melo venceu na final os americanos da Team Liquid em decisão disputada na Lanxess Arena (Alemanha), abarrotada com 15.000 torcedores.

Fonte: sportv.globo.com
Ontem foi a vez do jogo de luta mais popular de todos os tempos. Os canais ESPN transmitiram para todo o mundo a fase final da disputa do torneio de Street Fighter V na EVO (The Evolution Championship Series). Oito atletas se enfrentaram no tradicional formato de winners e losers brackets, até que a grande final fosse disputada entre o japonês Keita “Fuudo” Ai, campeão do torneio em 2011, e o sul coreano Seonwoo ‘Infiltration” Lee, também campeão do torneio na edição de 2012.
Com a participação de mais de 5000 atletas de todos os cantos do mundo, a edição 2016 da EVO foi realizada na Mandalay Arena, em Las Vegas (EUA), com um nível de organização impecável, pontualidade bastante elogiável e transmissão de primeira linha. Os canais ESPN trouxeram a cobertura oficial do evento pela tv e o site de transmissão de streams Twitch também mostrou todos os confrontos para aqueles que acompanharam pela internet. A final do evento foi absolutamente espetacular, consagrando o sul coreano como bi-campeão do evento após uma virada sensacional sobre o único jogador que o havia vencido durante as fases anteriores. Fuudo foi o responsável por mandar Infiltration para o bracket dos perdedores e, neste momento, poucos acreditavam que alguém pudesse vencê-lo. Se utilizando de um personagem menos popular do jogo, Rainbow Mika, a combinação de jogo de pressão, combos e resets fazia seus adversários sucumbirem um a um. Na grande final, contra um Infiltration que comandava o personagem Nash, saiu ganhando mais uma vez e, incrédulo, viu a lenda viva do Street Fighter resetar o bracket e levar a disputa final após uma vitória de 3x1. Infiltration terminou o fim de semana garantindo uma posição no olimpo dos jogos de luta e um cheque no valor de $50.000 (mais de R$160.000). Abaixo o vídeo dos confrontos da final:
O que mais virá por aí para os fãs de jogos eletrônicos? Mais transmissões certamente acontecerão, as premiações aumentarão, assim como o investimento em patrocínios e estrutura de treinamento. A legião de cyber atletas não vai parar de crescer e os demais esportes que se cuidem, pois no mundo virtual todos podem jogar e o sucesso só depende de foco e treinamento.

Comments