A chance de um novo começo para Ganso
- Frank Moreira
- 16 de jul. de 2016
- 2 min de leitura
Por: Pedro "Cica" Queiroga
O desmanche do zoológico paulista continua. Seis meses após a saída de Alexandre Pato, Paulo Henrique Ganso, que tem proposta do Sevilla, não só pode, como deve sair do São Paulo. Apesar do bom desempenho no tricolor paulista, o meia de 26 anos muitas vezes foi rotulado como “preguiçoso”, “jogador de corpo mole” e até “mercenário”, tem em suas mãos a chance de mostrar seu potencial e seu futebol em um time estruturado (é bem verdade que a equipe não conta mais com Unai Emery, contratado para treinar o Paris Saint-Germain, e Éver Banega, peça chave da equipe e negociado com a Inter de Milão), e atingir enfim o nível que era esperado no início de sua carreira.
Envolvido em polêmicas dentro de campo, como na final do Paulista de 2010 em que não aceitou ser substituído por Dorival Júnior e ajudou o Santos a conquistar o caneco, assim como fora dele em episódios homofóbicos nas redes sociais ao lado de Neymar e Robinho, sobre os quais se desculpou publicamente, e até com seu mentor no futebol, o ex-pupilo de Giovanni não é mais um menino e já possui experiência suficiente para não deixar que problemas deste tipo atrapalhem sua carreira na Europa.
Ganso chegará à cidade de Sevilha com a responsabilidade e a necessidade de assumir a posição do próprio Banega, até então cérebro da equipe e com a confiança de Jorge Sampaoli, contratado após excelente trabalho dirigindo a seleção chilena e que publicamente força o Sevilla a contar com os serviços do meia brasileiro. Resta saber se Sampaoli pensa em desenhar seu time com Ganso recuado, com qualidade inquestionável para armar a equipe (foi líder de assistências para gol e para finalizações no São Paulo na Libertadores), ou mais avançado, finalizando e jogando mais encostado em Gameiro (principal referência do ataque da equipe), posicionamento que atuou com sucesso no Santos. Ganso, que tem importantes títulos na carreira como a Copa do Brasil de 2010, Libertadores e Recopa de 2011 e a Copa Sul-Americana de 2012, chega na equipe que acaba de conquistar o tri campeonato da Liga Europa e que pretende alçar voos ainda maiores.

Transferência para o Sevilla pode render à Ganso mais convocações na Seleção. Fonte: uol.com.br
Quem deve estar feliz e torcendo para que a transferência se concretize é o técnico da Seleção Brasileira. Tite conta com vários jogadores de frente rápidos e talentosos como Neymar e Douglas Costa, mas não possui outra opção no plantel para pensar e cadenciar o jogo com qualidade além de Renato Augusto, atualmente no futebol chinês. Adquirindo a experiência e a maturidade de jogar em uma liga de ponta, com jogadores de alto nível, Ganso tem qualidade suficiente para amadurecer e assumir o posto de terceiro homem de meio-campo na seleção canarinho e compor a meiúca juntamente com Casemiro e o próprio Renato, ou no mínimo se tornar uma opção para o segundo tempo e tentar decidir uma partida com uma enfiada de bola ou um chute de longa distância, principais qualidades do clássico meia.
コメント